Exposição Interativa e Tecnológica Marca Presença em Sorriso: Uma Jornada Única pela História da Cidade promovida pelos Rotary Club´s de Sorriso Joia do Cerrado e Sorriso Ouro Verde
Entre os dias 27 de novembro e 11 de dezembro, o Centro Histórico-Cultural Benjamin Raiser, em Sorriso, tornou-se o epicentro de uma experiência cultural inovadora: a Exposição Interativa e Tecnológica. O evento, fruto da parceria entre o Rotary Club Sorriso Joia do Cerrado e o Rotary Club Sorriso Ouro Verde, com o apoio fundamental da Administração Municipal através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude (Semcultj) e parceiros, promete proporcionar uma jornada única pela história da cidade.
O presidente do Rotary Joia do Cerrado, Carlos Eduardo, destaca a proposta inovadora da exposição, que utiliza tecnologia de ponta e inteligência artificial para oferecer uma experiência sensorial única. Com cores vibrantes e sons fascinantes, a exposição promete envolver os visitantes em uma verdadeira viagem pelo desenvolvimento de Sorriso. "A arte ganha vida em um mundo onde a tecnologia se torna aliada da cultura", explica Carlos Eduardo.
O Centro Histórico precisou passar por adequações para acomodar os impressionantes painéis e telas interativas, a maioria de médio e grande porte. Maria Amélia, responsável pelo espaço, destaca a sensibilidade dos equipamentos e agradece o amplo espaço disponível para receber os visitantes interessados em explorar essa experiência única.
Com nove pontos de observação, a exposição tem atraído um público diversificado, com um foco especial nos mais jovens.
A Exposição Interativa da História de Sorriso, idealizada pelo Rotary Club de Sorriso Joia do Cerrado e Rotary Club de Sorriso Ouro Verde, busca unir passado, presente e futuro, utilizando tecnologias audiovisuais imersivas para contar a trajetória do município. O projeto visa valorizar a rica história de Sorriso e destacar o papel fundamental de empresas locais pioneiras no crescimento e desenvolvimento da cidade.
A tecnologia empregada na exposição é a mesma utilizada em espaços futuristas como o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, reconhecido como um dos mais modernos da América Latina. Carlos Eduardo destaca que projetos desse tipo convidam a reflexão sobre o futuro que queremos deixar para as próximas gerações.
Juliana Cristina Simoneti, presidente do Rotary Ouro Verde, ressalta que a exposição atenderá mais de 3 mil crianças e adolescentes envolvidos em projetos da Semcultj, além de estudantes matriculados em instituições da rede pública e privada de ensino. A Exposição Interativa e Tecnológica está prevista para acontecer até o dia 11 de dezembro, nas dependências do Centro Histórico-Cultural Benjamin Raiser.
A exposição recebeu no dia 08 de dezembro a visita do Governador do Rotary D. 4440, Jânio Sidney Bonfochi, sua esposa e filho, Maria Ângela e Rodrigo Bonfochi, que prestigiaram a exposição. Acompanhou o Governador Distrital o Governador Assistente Airton Cella.
Para o Governador do Rotary D. 4440, Jânio Sidney Bonfochi, a Exposição Interativa e Tecnológica representa um marco na história cultural de Sorriso, proporcionando uma experiência única que une tradição e inovação.
Aproveitando a visita do Governador do Rotary e a presença de vários companheiros e companheiras de outros clubes, foi assinado um termo de parceria com a prefeitura, possibilitando que esta exposição fique aberta ao público por um ano, indo agora até o final de 2024. Segundo o companheiro Carlos Eduardo, os clubes organizadores continuarão captando patrocínios com este projeto e os valores arrecadados hoje já no montante de R$ 100.000,00, serão direcionados para projetos sociais desenvolvidos em benefício da comunidade.
A utilização do espaço foi autorizada mediante um termo firmado pela Prefeitura Municipal e a rede global de líderes comunitários. O projeto Sorriso em Números, apresentado pela Administração Municipal a empresários e empreendedores, será uma das fontes de pesquisa usada pelos organizadores da exposição.






